Antigos directores da Ecclésia lamentam morte do Padre Muanamosi
Angop | |
Missa de corpo presente do padre Muanamosi Matumona | |
Luanda – Antigos directores da Rádio Ecclésia, emissora católica de Angola, lamentaram neste sábado a morte, por doença, na quarta-feira, do padre Muanamosi Matumona, que exercia a direcção da emissora.
Em declarações à imprensa, antes da missa de corpo presente do malogrado, o bispo da diocese de Caxito, dom António Jaca, referiu que o falecido era um profissional da Comunicação Social íntegro, que procurava com todas as dificuldades ajudar e colaborar para um jornalismo exemplar.
“Esta é uma situação inesperada, é uma perda irreparável, que vamos tentar dar o nosso máximo para continuar com a sua obra. A direcção da rádio, cargo que estava a exercer há pouco tempo, exige ponderação e o padre era formado nesta área e já tinha traçado um rumo para a emissora”.
Por sua vez, o padre Maurício Camuto, também antigo director da Rádio Ecclésia, sublinhou que a morte do padre Muanamosi Matumona colheu todos com muito espanto, e que pela proximidade que os unia, conhecia as capacidades intelectuais e profissionais do falecido.
“Todos confiavam e esperavam muito do padre e a morte do padre choca muito, não só os profissionais da rádio e do jornal o Apostolado, mas todos os cristãos que com o padre privavam e não só”.
O corpo do padre passou a noite na Igreja do São Paulo, partindo às 05h00 para a sua cidade natal Uíge, onde será enterrado.
Muanamosi Matumona nasceu no Uíge em 1965. Foi sacerdote católico, jornalista e professor de sociologia e de filosofia africana na universidade Agostinho Neto e no Seminário Maior do Uíge.
Estudou Filosofia, Teologia, Comunicação Social e Sociologia em Lisboa, no Porto (Portugal) e em Roma (Itália).
É autor de várias obras, entre as quais: Jornalismo Angolano: História, Desafios e Expectativas (2002); A Reconstrução de África na Era da Modernidade. Ensaio de uma Epistemologia e Pedagogia da Filosofia Africana (2004); Cristianismo e Mutações Sociais em África. Elementos para uma Teologia Africana da Reconstrução (2005).
Teologia Africana da Reconstrução como Novo Paradigma Epistemológico; Contributo Lusófono num Mundo em Mutação (2008); e Os Media na Era da Globalização. Para uma Sociologia do Jornalismo Angolano (2009), constam do seu conjunto de obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário